O guia completo para gerar tráfego e conversões para o seu E-commerce

 

Um dos assuntos mais explorados no marketing digital é a geração de tráfego. Isso porque sem tráfego nenhuma empresa resiste na internet.

 

A pergunta que surge é: como então gerar mais visitas para minha loja virtual? E também como fazer com que essas visitas sejam convertidas em vendas? Preparamos um verdadeiro guia para auxiliar você e seu negócio online.

 

O objetivo é promover excelentes insights e indicar as melhores táticas de marketing dos canais online, explorando os tipos de tráfego. Esperamos que no fim do artigo, você esteja plenamente preparado para gerar toneladas de visitas e vendas em sua loja virtual. Está pronto? Então vamos em frente!

 


Tráfego Pago X Tráfego Orgânico

 

Muitos donos de E-commerce ainda ficam balançados entre esses dois. Mas a verdade é que ambos são necessários e devem receber atenção. O tráfego pago é feito pela publicidade paga (links patrocinados). É perfeito tanto para grandes campanhas e lançamentos, quanto para produtos específicos e para promover o próprio site. O orgânico é feito pelo SEO natural do conteúdo, tanto institucional, quanto através de posts e formatos similares lançados no site.

 

Para o seu sucesso, é imprescindível que você reserve uma parcela de seu investimento para o tráfego. Falaremos mais aqui sobre algumas melhores fontes de tráfego, onde você poderá conduzir links patrocinados, e também explicaremos o que é marketing de conteúdo, excelente para o tráfego orgânico.

 


SEO: A espinha dorsal do Marketing Digital

 

Sem o SEO, tráfego e conversões orgânicas não acontecem, ou, no mínimo, não acontecem como deveriam. Podemos, pela sua importância, considerá-lo um canal. Ele é a espinha dorsal de suas estratégias de marketing em longo prazo. Principalmente no inicio, é preciso encarar o custo para fazer o SEO com qualidade para os motores de busca.

 

No entanto, depois, você colherá os frutos ao longo do tempo. Mas nunca deixe de investir e esteja sempre monitorando para melhorar suas posições e conquistar novos patamares. Contratar uma agência ou um profissional qualificado para cuidar da otimização de sua loja virtual é uma das opções mais inteligentes. A verdade é que todas as ações de tráfego para sua plataforma precisam ser programadas com uma boa visão do SEO.

 



Links Patrocinados

 

Google adwords: Um sistema de links patrocinados mais “cobiçado” do mundo. O fato de pertencer ao Google já explica a preferência. E engana-se quem pensa que para anunciar nele é preciso investir muito dinheiro. Até mesmo com poucos recursos é possível fazer com que sua marca chegue a um número maior de internautas.

 

E o mais interessante é que quando não há acessos, ou cliques, não há cobrança. Além de a inscrição no Google AdWords ser gratuita, você paga somente quando alguém clicar no anúncio para acessar seu site ou ligar para sua empresa. Ou seja, somente quando sua publicidade funciona.

 

Google Shopping: A ideia do Google Shopping é bem simples: exibir produtos relevantes de acordo com a busca do usuário, juntamente com as lojas que os disponibiliza. É parecido com o Buscapé, mas integrado aos resultados de pesquisa. Tem a função de um buscador de preços, mas com maior abrangência de acordo com a base estratégica do Google.

 

 

Rede de pesquisa: Já a rede de pesquisas do Google é um sistema formado por um grupo de websites relacionados à pesquisa nos quais os anúncios podem ser exibidos. Eles incluem sites da busca, e também os que não são (como o AOL) e que fazem parceria com o Google para exibir anúncios da Rede de  Pesquisa, chamados de parceiros de pesquisa. Para um melhor planejamento, é essencial utilizar o Planejador de Palavras-chaves (que será mostrado logo abaixo), ferramenta integrada ao Google AdWords.

 

 

Rede de Display: Esse sistema é formado por um grupo de mais de um milhão de websites, vídeos e aplicativos onde os anúncios podem ser exibidos para os usuários de internet. Os sites dessa rede exibem divulgações relevantes do próprio Google AdWords.

 

 

Campanhas em Vídeo: O AdWords também permite criar campanhas em vídeos. É uma possibilidade do Google destinada ao gerenciamento de campanhas específicas. O AdWords oferece o grupo TrueView de formatos de anúncio em vídeo com custo por visualização (CPV, na sigla em inglês). O Youtube, rede social de vídeos, é outro canal para aplicar campanhas de vídeos.

 

 

CTR: Uma sigla que é essencial aprender para trabalhar com a geração de tráfego é a CTR. Pode ser usada para avaliar o desempenho das suas palavras-chaves e anúncios. A CTR é o número de cliques que seu anúncio recebe divido pelo número de vezes que ele é exibido expresso como uma porcentagem (cliques ÷ impressões = CTR).

 

 

Relevância de Palavras-chave: Uma palavra-chave relevante é que tem bom número de pesquisas em seu nicho. O ideal é que mesmo ela seja procurada pelos usuários, tenha pouca concorrência, ou seja, não seja muito utilizada por ouros sites. Quando for planejar suas palavras-chaves, verifique se são mesmo relevantes para seu produto ou serviço. Assim, haverá maior probabilidade de os clientes clicarem em seu anúncio ao pesquisarem os termos específicos, a ferramenta indicada é o próprio planejador de palavras-chave do google adwords (Keyword Planner).

 

 

Página de Destino: A página de destino é para onde seu cliente vai ao clicar em seu anúncio. O Google tem um padrão de experiência para estimar o quanto a página de destino do site é útil para as pessoas que clicam em seu link.

 

 


Campanhas no Facebook

 

O Facebook, como citado, tem um sistema de publicidade interno. Se você nunca anunciou, pode ter reparado promoções no feed e na lateral esquerda da página. São campanhas patrocinadas. Essas divulgações direcionadas podem ter o objetivo de:

 



Acabamos de falar em otimização, não é mesmo? Então, com uma boa relevância de temas e da produção ser feita com base nas dores de suas personas (cliente ideal), seu conteúdo será uma grande arma para a geração de tráfego e conversões.

 

No setor de E-commerce, muitos empresários focam muito em publicidade, mas não dão a importância devida ao conteúdo. Portanto, se quiser mesmo fazer a diferença no mercado, garanta uma boa estratégia de marketing de conteúdo em sua loja virtual. Quer saber como fazer isso?

 

Blog Corporativo: O blog é o principal canal de comunicação de uma empresa na web. Se você integrar um blog corporativo ao seu website principal e colocar o marketing de conteúdo em prática, estará garantindo múltiplos resultados, em curto, médio e longo prazo.

 

O conteúdo escrito como artigo é o principal modelo de conteúdo para blogs. Nesse sentido, alguns aspectos são importantes na criação de posts, como a já citada relevância (qualidade), a recorrência (boa periodicidade) e a promoção (divulgação integrada do que é lançado).

 

Mídias Sociais: As mídias sociais também são grandes aliadas na geração de tráfego através do conteúdo. Raramente se encontra um usuário de internet que não tenha ao menos um perfil em alguma rede social. Então, se as pessoas estão nelas, sua empresa também deve estar.

 

A rede de maior alcance mundial é o Facebook, com 890 milhões de usuários ativos diariamente. Criar uma fanpage de sua empresa é a primeira coisa que você pode fazer para engajar sua audiência. O Facebook Ads, sistema de publicidade paga da rede é a segunda maior ferramenta de tráfego pago (perdendo apenas para o Google).

 

Youtube: Em segundo lugar, em termos de usuários, temos o Youtube. O site de vídeos mais acessado em todo o mundo agrega muito valor quando se trata de gerar visitas, converter leads, obter autoridade e se posicionar no mercado. Se você ainda não sabe, o detentor da marca Youtube é o Google.

 

Estima-se que a rede alcança 1 bilhão de usuários únicos ao mês. Você pode criar um canal e manter seus seguidores a par dos principais assuntos que envolvem sua loja virtual. Mas não foque apenas em vendas, mas gere conteúdo útil e agradável para seus clientes em potencial.

 

Outras Redes Sociais: Existem outras redes socais que podem ser integradas aos seus canais de comunicação online. O Twitter ainda é muito eficiente para respostas rápidas, e dependendo da situação, de promoções relâmpagos, sendo que agora também possui a ferramenta twitter ads.

 

O Instagram é outra rede que você pode usar para apresentar seus produtos e serviços, conectando os seguidores a sua marca. A rede agora também disponibiliza um display de publicidade muito promissora para o setor.

 


Formatos de Conteúdo

Ainda no assunto marketing de conteúdo, destacamos a importância de se investir em materiais ricos. São conteúdos eficazes para atrair pessoas para sua loja virtual e converter visitantes em leads. Os profissionais de empreendedorismo digital os chamam de isca digital, pois visa “fisgar” o usuário. Podemos citar: e-books, whitepapers, webinários, podcasts, entre outros.

 

E-book: Famoso por apresentar grande potencial de recepção por parte do público. Conceitualmente, é um minilivro, com conteúdo voltado para a conversão. Geralmente funciona da seguinte forma: você produz o conteúdo e o disponibiliza em uma landing page (página de captura) para que o visitante fazer o download após um cadastro.

 

 

Os dados fornecidos por ele vão para sua lista de contatos e a comunicação continua por e-mail marketing, onde você poderá conversar e educar a leads por meio de promoções e informativos.

 


Parcerias

 

O aumento de tráfego pode ser garantido também por meio de parcerias online. Por exemplo, dentro das estratégias de blogs, existe uma tática chamada guest posting, onde autores e marcas trocam posts. 

 

Resumindo: você pode escrever um artigo para o blog de alguma empresa parceria e vice versa. Geralmente, o post contém o link do seu site para que os leitores vão até ele (o famoso link building). Essa prática permite maior proporção de imagem de quem assina (empresa ou profissional) e automaticamente ajuda no aumento de visitas. 

 

 

Fóruns: Os fóruns online são espaços colaborativos, criados para discussão de assuntos específicos. Esses assuntos são agrupados em salas ou temas. Você pode pesquisar ou criar algum que tenha a ver com o seu nincho. É muito importante, que, mais do que apenas divulgar sua empresa, você contribua com opiniões e conteúdos úteis para os outros participantes. 

 

Canais de Youtube: Citamos o canal do Youtube como uma grande fonte de tráfego e ideal para autoridade online. Os canais de parceiros, empresas ou profissionais servem como ambiente para aumentar seus resultados, uma simples entrevista, ou um vídeo pequeno com dicas úteis é excelente para fazer as pessoas chegarem até sua loja virtual e enxergarem a empresa de maneira diferente.

 

Agências: Os sites de agências prestadoras de serviços, ou até mesmo eu compram de você, podem servir como fonte de tráfego externa. Para conseguir isso, é bom você manter um bom relacionamento com as pessoas inseridas no processo de sua empresa. Outra dica é oferecer algo em troca, ou seja, dar ao parceiro alguma vantagem. Você pode direcionar tráfego e divulgar a agência, da mesma forma que ele faz com sua loja virtual.

 


Marketplaces

 

Um tipo de plataforma que tem conquistado muitos donos de lojas virtuais, bem como os próprios consumidores finais.  O marketplace se assemelha a um shopping online. Nele, o consumidor pode facilmente encontrar produtos de diferentes lojas no mesmo local, comparar preços e efetuar o pagamento em uma única transação. O resultado é a comodidade e rapidez nas compras.

 

Por isso, destacamos que é bom colocar o marketplace na lista de possibilidades de sua empresa. No entanto, você deve saber que existe certa dificuldade para entrar em contato com algumas empresas do setor. Mas isso pode ser superado com pesquisas direcionadas e o conhecimento necessário. Outro aspecto que você deve se atentar diz respeito às exigências para entrar em um marketplace. Alguns exigem uma quantidade mínima de PageViews, visitantes únicos, conversões mínimas, entre outros. Acompanhe os principais Marketplaces do mercado:

 

Mercado Livre: O maior e mais variado mercado virtual brasileiro, onde milhares de pessoas se encontram para comprar e vender seus produtos diariamente. Centenas, ou milhares de lojas promovem seus produtos nessa plataforma.

 

Walmart: Outra grande plataforma de Marketplace é o Walmart, que comercializa produtos variados como artigos de saúde e beleza, eletrônicos, produtos de telefonia, acessórios para bebês e outros.

 

MuccaShop: O MuccaShop é outro nome forte no setor de E-commerce. De acordo com a própria empresa, o consumidor online tem todos os benefícios de um shopping center dentro da web.

 

Rakuten: Outra empresa com boa atuação no setor de marketplaces é o Rakuten. Possui um sistema online seguro e integra loja e produtos com ótima expressão de mercado.

 

Grupo B2W: Líder em comércio eletrônico na América Latina. Seu portfólio é composto por marcas como Americanas.com, Submarino, Shoptime, SouBarato, Digital Finance, Submarino Finance, entre outras.

 

Grupo CNOVA: Responsável pelas operações de venda online de lojas como Casas Bahia, Extra e Ponto Frio. A empresa oferece à indústria serviço de inteligência de mercado no setor de e-commerce, seguindo o padrão marketplace.

 


Comparadores de Preço

 

Os famosos sites comparadores de preços são plataformas que pesquisam e identificam quais lojas vendem um determinado produto e compara os valores do mesmo. Para os consumidores, a vantagem clara está na rapidez e na praticidade das pesquisas. Afinal, em apenas poucos cliques, o usuário obtém informações dos produtos que busca e pode conhecer as melhores ofertas lançadas. Isso facilita muito na decisão de compra.  

 

 

Para os donos de lojas virtuais, a exposição dos produtos e a possibilidade de conseguir novos clientes surgem como um grande benefício. Pesquisas apontam que lojas que integram seus sites a um ou mais comparadores, tendem a obter 60% a mais de cliques nos produtos. Além do mais, o ROI aumenta de forma considerável, chegando a 80% a mais que outras lojas que não utilizam o serviço. Vale acrescentar que as mesmas dificuldades para se entrar em um marketplace são exigidas dentro dos comparadores de preço.

 


Mobile Commerce

 

Se você deseja que sua loja chegue aos potenciais consumidores em qualquer hora e em qualquer lugar, o mobile commerce se torna essencial. Um bom motivo é que o número de usuários de smartphones já superou o de computadores. De acordo com um estudo divulgado pela Universidade Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil já conta com 306 milhões de dispositivos conectados a internet, a maioria (154 milhões) são telefones de alta performance.

 

Design Responsivo: O primeiro passo para garantir bons resultados a partir do mobile é migrar seu site para o design responsivo. Este critério faz com que sua plataforma se encaixe perfeitamente na tela de dispositivos móveis como tablets e smartphones.  O mobile commerce veio na intenção de ficar, e, inclusive, tem prioridade nas buscas feitas pelo Google. Portanto, para assegurar o sucesso de seu site, não existe alternativa a não ser adaptar-se ao mobile.

 

 

Aplicativo da Loja Virtual: Não podemos deixar de citar também a presença dos aplicativos no cenário mobile. A criação de um app para sua loja pode levar sua empresa a outro patamar, oferecendo uma ótima experiência para o usuário. Além do mais, ele pode ser acessado a qualquer momento, e com a interação correta, aumentando suas vendas de forma considerável.

 

 


Mensurando os dados

 

Para fechar nossa lista de pontos relacionados a tráfego e conversão, não podemos deixar de falar de medir seus esforços. A mensuração é o termômetro de sua estratégia. Se você não analisa com métricas o que foi feito, ficará “cego” para continuar as ações. Por isso, não deixe de se dedicar a mensuração dos dados de seu marketing digital.

 

Existem ferramentas muito úteis para isso, como o Google Analytics. Com ele é possível conferir dados detalhados sobre as fontes de tráfego, fluxo de usuários, comportamento, informações geográficas, entre outros.  Segue abaixo um pequeno compilado do que você deve ficar atento em todas as suas ações.

 



Bônus: Termos de Marketing Digital 

 

Pensou que acabou? Separamos uma lista de termos utilizados em campanhas de marketing digital para você aprender e não ficar perdido nesse vasto mundo do comércio eletrônico.

 

S-Commerce - Social Commerce – Integração do comércio eletrônico nas mídias sociais. (leia mais sobre o assunto baixando o nosso E-book: 7 Motivos para você investir em Social Commerce.

 

M-Commerce - Mobile Commerce – Termo utilizado para definir o comércio eletrônico por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

 

Omni Channel – É um multi canal, aonde a loja poderá estar atuando em diversos segmentos e canais, como: Loja física, Loja Virtual, Aplicativos, Mobile, Redes Sociais, entre outros.

 

Growth Hacking  Técnica que tem por objetivo fazer crescer o número de usuários de um produto ou serviço através de uma metodologia testável e escalável usando métricas de conversão.

 

B2B - Business to Business – Comercialização de produtos ou serviços entre empresa e empresa.

 

B2C - Business to Consumer – Comercialização de produtos ou serviços entre e empresa e consumidor final.

 

B2E - Business-To-Employee – A tradução mais literal seria “Negócio com o colaborador", remetendo ao trabalho de informação interna (com funcionários) de maneira estratégica.

 

B2G - Business to Government – Transações entre empresa e governo.

 

C2C - Costumer to Costumer – A comercialização entre consumidor e consumidor.

 

ERP - Enterprise Resource Planning – Sistema de planejamento empresarial voltado à informação. Integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.

 

CPC - Custo por clique  Valor final cobrado de você por um clique. 

 

CPM - Custo por mil  Quem anuncia através de CPM define o preço desejado por 1000 anúncios exibidos.

 

CPA - Custo por aquisição  Sistema de lances feito para auxiliar os anunciantes a atingir conversões, sejam elas vendas, inscrições, leads, etc.

 

CPV - Custo por visita – Já quem utiliza esse parâmetro paga ao sistema de anúncios a cada visita recebida.

 

CPL - Custo por lead – Sigla para se referir a quanto cada lead conquistado custou.

 

CTR - Click Through Rate – Termo utilizado geralmente para avaliar o desempenho das palavras-chaves e anúncios. Também é o parâmetro de número de cliques que seu anúncio recebe dividido pelo número de vezes que ele é exibido.

 

CTA - Call to Action – Chamada para ação, geralmente aplicada em locais estratégicos para levar os visitantes a tomarem uma decisão (visitar uma página, realizar um cadastro, comprar, entre outros)

 

Ad exchange   Plataforma de tecnologia que facilita a compra e venda de inventário de publicidade de mídia online.

 

Ad network  Rede que conecta diversos sites e disponibiliza o inventário para o comércio de publicidade para agências e anunciantes.

 

RTB (real-time bidding) – A tradução é “oferta em tempo real”. Tecnologia de ofertas de um órgão terceirizado para definir preços e fazer ofertas de anúncios em display de usuários individuais em milhões de websites.

 

DSP (demand-side plataform)  Sistema que auxilia a agência, anunciante ou trading desk na compra e venda de mídia em tempo real (RTB).

 

ATD (agency trading desks) – Trading Desks são mesas de operação onde o comprador pode efetuar a compra de mídia diretamente.

 

DMP (data management platform)  Central agregadora de dados que recolhe informações de páginas e da audiência ao longo da cadeia. 

 

Viu como gerar tráfego e conversões é uma atividade que deve estar sempre sendo repassada e analisada? Esperamos que com este post possamos estar ajudando você e o seu E-commerce a crescer! Não deixe de comentar e deixar a sua opinião sobre o este post! Caso queira saber mais sobre o mundo do E-commerce, fique antenado no nosso blog clicando aqui

Um grande abraço e até a próxima!

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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