5 Ações para trazer clientes qualificados para o seu E-commerce

 

Necessitando de estratégias, planejamento e aplicações únicas para garantir a fidelização de clientes e a consolidação do seu negócio, muitas empresas optaram pelo meio online.

 

Tal como nos meios físicos, a prospecção de clientes essencial para garantir algum sucesso. A diferença, no entanto, está na abordagem ao seu público-alvo, que aqui deve ser mais aprofundada e direcionada. Isso se deve ao “charme” do e-commerce, que pode entregar aos seus clientes exatamente aquilo que procuram.

 

Para facilitar essa busca por clientes qualificados, separamos algumas ações que podem ajudá-lo de alguma forma. Repare que nem todas as ações são relacionadas diretamente a promoções ou descontos: embora elas sejam úteis, seus resultados a longo prazo podem ser ínfimos em relação a processos regulares. 

 

Sem mais delongas, acompanhe:

 

Captação e Fidelização:

 

Um dos motivos que leva um cliente a sempre voltar a uma loja virtual são as novidades que a loja traz paralelamente. Isso vai desde informações relevantes sobre os produtos, até as próximas ações das lojas. Conteúdos apresentados através de vídeos e textos em blogs são de suma importância.

 

Para tanto, saídas simples podem ser tomadas. Além dos já mencionados conteúdos, iniciativas através de E-mail Marketing são interessantes por criarem uma certa exclusividade com os clientes. Uma vez que eles oferecem suas informações pessoais, cujos detalhes podem variar de acordo com sua abordagem, você pode oferecer descontos e acessos exclusivos a determinados produtos antes de outros usuários.

 

Ter uma maneira de captar dados é interessante não apenas para oferecer opções de fidelização práticas para seus clientes. Também é uma fonte de informações importantes em futuros direcionamentos e promoções para sua loja virtual. Tenha isso em mente ao organizar estes dados, para análises posteriores.

 

Comunicação e Tráfego

 

Ja na parte da gestão, é importante saber por quais meios os clientes conhecem e acessam sua loja. As fontes podem variar bastante: boca a boca entre os clientes, redes sociais, buscas por um produto ou loja do seu nicho de atuação no Google, banners de anúncios em sites e blogs, e vários outros. 

 

Por mais que seja tentador estar em todos os meios possíveis, os resultados não são satisfatórios justamente pela falta de foco.

 

Para saber quais os meios ideais de tráfego dos seus clientes, é preciso analisar as suas atividades na loja virtual e fazer pesquisas prévias de mercado. Um não invalida o outro, e faz parte do processo de definição do público-alvo.

 

Investimento em leads

 

Não basta apenas criar áreas para prospecções de clientes e canais constantes de tráfego. O contato com os clientes que aderiram a esses meios deve ser constante, com uma linguagem clara e de acordo com o público no qual está atendendo. Quando o cliente é fidelizado dessa forma, gera-se a famosa Lead.

 

Um exemplo simples pode ser atribuído às grandes redes comerciais. O e-mail marketing mostra as últimas novidades, facilitam o acesso a promoções posteriormente divulgadas em seus sites, e as ações em mídias sociais promovem de maneiras diferenciadas todas as faixas etárias, uma vez que tais redes possuem públicos variados de acordo com seus produtos.

 

Com os canais de comunicação e público definidos, o próximo passo é manter as comunicações. E não apenas divulgando novidades, mas atendendo a dúvidas, escutando sugestões e reclamações, e criar uma relação transparente entre clientes e empresas. Isso nos leva a próxima ação.

 

Os Resultados das ações

 

Com todas as ações definidas e estipuladas anteriormente, e criando um contato regular com os clientes, é preciso analisar quais investimentos geraram resultados positivos, e de acordo com seu planejamento. O chamado ROI, que é importantíssimo para saber se o investimentos estão tendo um retorno satisfatório. 

 

Essa análise não precisa ser imediata aos investimentos. Dentro da fase de planejamento das campanhas de divulgação, é preciso definir por quanto tempo essas ações devem ser feitas, e o quais metas se deseja alcançar para ser considerada bem-sucedida.

 

Após a análise, é possível determinar com mais facilidade quais serão as próximas etapas, incluindo novos canais de comunicação, novas promoções, e claro, quantos leads foram gerados através dessas ações. Além de métricas, os feedbacks dos clientes fidelizados são importantíssimos para as próximas ações.

 

Ciclos de ação:

 

Os ciclos de ação são definidos a longo prazo, médio prazo e curto prazo. Os longos definem os objetivos finais, que no caso dos clientes a serem captados, se refere aos resultados de todas as campanhas juntas. Os médios se relacionam aos rendimentos de campanhas sazonais, promoções específicas e ciclos maiores de ações. Por fim, os curtos são definidos em ações semanais e diárias.

 

Ao determinar os canais de comunicação e meios de captar novos clientes, é importante que a loja virtual tenha em mente esses planejamentos não para atingir o sucesso esperado, mas um direcionamento nítido para suas atividades, de modo a manter o negócio estável e em crescimento constante.

 

Por mais que existam outros fatores importantes dentro de cada processo – como campanhas de marketing digital, estratégias de SEO e SEM, e-mail marketing, entre tantos outros –, tenha em mente que os clientes são sua principal fonte de sucesso. Trate-os bem, e os retornos serão positivos.

 

Se gostou dessas dicas, não esqueça de dar uma conferida no nosso artigo sobre ferramentas de marketing digital para ajudar você a gerir todas essas ações, acesse a primeira parte clicando aqui e a segunda parte clicando aqui



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"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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