10 Dicas para vender bem nas datas comemorativas do E-commerce

 

As datas comemorativas no comércio eletrônico, como dia dos pais, natal e principalmente, a black friday, levam os consumidores a fazerem loucuras durante as compras na internet. Mas surge uma pergunta durante essas datas tão importantes: será que estou pronto para vender tanto em minha loja virtual?

 

Aspectos como estoque, atendimento dedicado, comunicação ampliada, logística voltada para mais entregas devem ser pensado com bastante critério. Preparamos este post com 10 dicas para lhe ajudar, confira!

 

#1 - Antecipe seu estoque

 

Nossa primeira dica é que você se antecipe em relação ao estoque. Trabalhar com previsibilidade em datas especiais permite que você faça boas negociações com os fornecedores nos períodos em que demanda é relativamente menor, economizando consideravelmente.

 

Para vender bastante em épocas mais badaladas, é muito importante que seu estoque esteja bem abastecido, pois se você estiver despreparado, perderá muitos clientes que tem pressa e não estão dispostos a esperar a encomenda. Por isso, antecipe-se!

 

#2 - Conheça os seus clientes

 

Outra prática importante é que conhecer bem o público-alvo. Ter ciência dos gostos e preferências de seus clientes ajuda a vender um pouco mais, auxiliando nas indicações, atendimento e suporte na hora da compra.

 

Estar sempre de olho nas tendências a partir de pesquisas de mercado funciona muito bem nesse aspecto. Lembre-se que nessas épocas as pessoas compram mais presentes, por isso foque a abordagem para as vendas adicionais, oferecendo produtos como complemento.

 

#3 - Foque na segmentação

 

Cada data comemorativa exige uma variedade diferente de produtos. Por isso, na hora de abastecer seu estoque, verifique se os produtos condizem com a data em questão. Evite preencher o estoque comprando mais produtos só porque estão mais baratos.

 

Não adianta ter um depósito cheio se os produtos não atendem sua audiência. A ideia é entregar o produto certo, para o cliente certo no momento certo. Faça uma ponte com a dica anterior e cuide de ser pontual na hora de lançar mais produtos em sua loja e divulgá-los na web.

 

#4 - Crie ofertas e promoções

 

Use a criatividade elaborando boas promoções, fomentado ofertas e oferecendo descontos. Promoções, como “leve 3, pague 2”, parcelamento sem juros, em mais vezes e descontos por número de quantidade, são alguns exemplos que podem ajudar no sucesso das vendas.

 

Ofertas relâmpagos, que o cliente deve ficar sempre atento ao seu site para não perder também funcionam. Em época de grande volume de vendas, o cliente sempre irá procurar pela loja que oferece mais vantagens. Então, seja a melhor opção para ele.

 

#5 - O pontecial do frete

 

Com base na dica anterior, você pode explorar bastante o potencial do frete nessas datas comemorativas. Como por exemplo, programar um dia inteiro de frente grátis em todos os produtos da loja.

 

Também pode eliminar ou reduzir o valor do frete de acordo com o valor da compra, ou a partir de um número de produtos. O objetivo é incentivar a compra por impulso, mostrando ao consumidor maior benefício.

 

#6 - O cuidado no layout

 

Parece uma dica óbvia, mas muitas lojas ainda são negligentes com esse aspecto. Seu site precisa ter uma boa aparência. Isso é determinante para a decisão do cliente. Um bom design em seu E-commerce demonstra mais profissionalismo e cuidado e aumenta a autoridade da marca.

 

Um aspecto importante nesse sentido, e que temos batido bastante na tecla, é a adaptação de sites para o design responsivo, para que a sua loja virtual possibilite uma boa experiência a partir de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Se sua loja ainda não se encaixar nesse padrão, providencie a mudança imediatamente talvez esteja perdendo vendas.

 

#7 - Faça boas descrições

 

Muitas lojas perdem dinheiro mesmo em épocas de alta por não darem atenção devida a descrições de seus produtos. Esse é outro problema recorrente no setor, mas pode ser resolvido com um pouco de disciplina e criatividade.

 

Faça com que suas mercadorias estejam descritas de forma clara, sem erros gramaticais, com palavras-chaves relevantes para ajudar na otimização, entre outros pontos. Dê mais ênfase aos benefícios do que de características, pois o que determina a escolha são as vantagens que cliente recebe.

 

#8 - Invista no tráfego

 

O SEO de seu site deve estar bem programado em todas as épocas, mas pode receber maior atenção nas datas sazonais. Por exemplo, você investir mais em links patrocinados no Google e Facebook (tráfego pago), bem como lançar conteúdos otimizados no blog (tráfego orgânico) para facilitar ao máximo a chegada dos clientes até a loja.

 

Além do mais, faça com que as buscas dentro de seu site funcionem bem. É muito frustrante quando o cliente pesquisa e obtém respostas como: “Nenhum resultado encontrado”. Isso influencia muito que ele saia do site sem comprar.

 

#9 - Fortaleça o atendimento

 

Fortaleça seu atendimento, já que a tendência é que o volume de vendas aumente. Deixe pessoas responsáveis pelas redes sociais, e-mail e chat, caso o cliente precise de suporte na hora em que estiver pesquisando em sua loja.

 

Se possível, contrate mais um ou dois funcionários para completar o time. É melhor investir um pouco mais e garantir a satisfação, retendo o cliente, do que deixar a desejar e perder o comprador para sempre.

 

#10 - Avise com antecedência

 

Amplie sua comunicação com os consumidores, avisando com antecedência que a empresa já esta preparando um conjunto de promoções e ofertas especiais para a próxima data comemorativa. Para isso, utilize os canais disponíveis, como blog, redes sociais e e-mail.

 

A ideia é lembrá-lo da data especial e mostrar que sua loja é uma das melhores alternativas para as compras. Esta é uma ótima maneira de aguçar a curiosidade dele também, deixando-o mais propenso a comprar por impulso quando chegar a hora.

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

Siga-nos também!

Assine nossa newsletter

Quer saber como fazer marketing de conteúdo?