Já adotou a precificação dinâmica na sua loja virtual?

 

Um usuário pode facilmente comparar o preço de um mesmo produto em vários sites ao mesmo tempo, isso todos sabemos. E a precificação dinâmica surge como solução para isso. São sistemas automatizados que permitem acompanhar diariamente a movimentação dos preços dos produtos dos concorrentes.

 

Eles tornam possível refazer precificações de acordo com o mercado, aumentando suas vendas em tempo real. Esses sistemas tornam possível um trabalho de preço inteligente, e por isso tem elevado os resultados de diversas lojas virtuais no Brasil e no Mundo. Quer entender melhor como funciona essa ferramenta? Continue lendo!

 

Como funciona?

 

Os sistemas de precificação dinâmica comparam automaticamente os produtos de sua loja com os da concorrência. Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo: um produto em sua loja é vendido por R$ 50,00, e no principal concorrente por R$ 40,00. Para esta mercadoria específica você decidiu que ele deve valer 5% mais barato do que em seu concorrente, podendo ser comercializado por até R$ 30,00, pois abaixo deste valor, você terá prejuízo.

 

Neste caso, uma vez que o sistema esteja em uso, o produto é reprecificado imediatamente para R$ 35,50, ou seja, dentro do limite estabelecido de R$ 30,00. Estas alterações podem ocorrer de forma automática por robôs pré-programados, em diversas horas do dia, o que torna seu site mais competitivo diante da concorrência.

 

Podemos também conjecturar o inverso: outro produto de sua loja sendo vendido a R$ 80,00, mas na concorrência custando R$ 140,00. Considerando o mesmo processo citado acima, seu produto seria reprecificado para R$ 130,00 e, mesmo assim, seu site continuaria tendo o produto mais barato. Ou seja, você continuaria otimizando a margem de lucro, mesmo que para cima.

 

Utilizando esse método, seus índices de conversão tendem a ter aumento significativo, o que também eleva o giro dos produtos, posicionando melhor sua loja virtual e fazendo com o que o cliente retorne a sua loja sempre que pensar em comprar pela internet. E como sabemos, uma compra pontual, que deixe o cliente satisfeito, é um caminho para a fidelização.

 

Um meio mais inteligente

 

Este processo pode ter vários nomes: precificação dinâmica, precificação inteligente, valores flexíveis, preço flutuante e preço dinâmico. Independente de como chamam, o importante é que a estratégia altera os preços de acordo com a necessidade da loja. Fazendo uma analogia, imagine um funcionário especialista fazendo pesquisas dia e noite, monitorando o preço de concorrentes para adequar seu produto ao contexto ideal. Então, é assim que a automatização de preços funciona.

 

Ela utiliza dados, pesquisa o mercado, promove inteligência e ajusta os preços por meio de sistemas e serviços disponíveis, ao invés de somente fazer buscas de informações de maneira manual sobre produtos e preços do mercado, usar apenas a intuição no negócio para alterar os preços quando necessário. O resultado é o aumento considerável na conversão (em média, de 10% a 30%), dependendo da época. Confira alguns cases de sucesso de algumas marcas:

 

Cases de sucesso

 

A Amazon é um dos maiores varejistas do mundo e há tempos vem usando a precificação dinâmica, mudando seus preços a cada 10 minutos, em média. A empresa percebeu um aumento significativo de 27,2% nas conversões nos anos de 2012/2013, o que lhe rendeu mais de US$ 44 bilhões em vendas. Esse resultado permitiu que a empresa ficasse entre os 10 maiores varejistas os EUA pela primeira vez.

 

Com o mesmo sistema, o Walmart muda seus preços cerca de 50.000 vezes por mês. Em 2013, suas vendas online, em nível global, cresceu 30%, uma taxa que superou o da Amazon pela primeira vez em 5 anos. O sucesso da marca continuou no ano passado, com um aumento de 27% nas vendas pela internet.

 

A empresa Best Buy também incorpora a precificação dinâmica em suas estratégias de preços. Em 2013, as taxas cresceram 25%, e, no ano seguinte 20%. A Sears, também implementou a precificação inteligente e garantiu 25% de seus produtos durante a temporada de férias. 

 

Agora que viajamos um pouco sobre o mundo de explicações e dados sobre a precificação, vamos expor três etapas essências para utilizar os sistemas de forma eficaz:

 

> Consciência

 

Conhecimento é a chave para melhorar sua estratégia de preços. Quais são seus principais concorrentes? O que está acontecendo em sua indústria? Por que os consumidores estão preferindo comprar em outros sites? Minha margem de lucro está condizente com o mercado? Posso diminuir minha margem?

 

> Automação

 

Lembre-se: dados competitivos são importantes, mas é preciso integrá-los às vendas internas também. Dinâmicas de preços não podem ser determinadas completamente por fatores automáticos. Você pode criar suas próprias regras.

 

Em outras palavras, não espere que o sistema resolva tudo, mas faça com que a inteligência comece pelo lado humano.

 

> Análise

 

Não existem maneiras de saber o que funciona antes de tentar, porque cada negócio é único. Não confie na intuição, nem mesmo baseie sua estratégia completamente em dados alheios. Rastreie a receita e o lucro real para garantir que o seu ROI não seja negativo. faça o que você

 

Esteja sempre fazendo os ajustes apropriados para garantir melhores resultados.

 

Conclusão:

 

Muitos temem precificação inteligente por causa da conveniência de preços fixos e o medo de preços baseados em comodidade. No entanto, é importante lembrar que o preço fixo tem várias desvantagens. Os economistas estão sempre dizendo que preços uniformes geram corte de receita.

 

 

E quanto ao fato de alguns clientes terem pagado mais, enquanto outros menos, não se preocupe, pois isso será tido como tática comum num ambiente veloz como a internet. Olhando pelo lado do E-commerce, a prática será eficaz para gerar velocidade de lucro e aumentar as vendas! 



Esperamos ter ajudado você com esse artigo! Caso haja alguma dúvida, deixe um comentário para que possamos respondê-lo! Obrigado e até a próxima.

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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