Erros que fazem você perder dinheiro no E-commerce

 

Existem alguns erros que podem ser fatais para um E-commerce. Entre inexatidões e incorreções, sendo que alguns podem estar presentes em sua loja virtual sem que você perceba. Fizemos este post na intenção de lhe clarear a visão sobre possíveis problemas. Leia atentamente e tente perceber se há algo parecido acontecendo em sua loja virtual.

 

Velocidade do site

 

Quando se trata de E-commerce, a velocidade do site é crucial. Um estudo da Aberdeen Group afirma que visitantes tendem a abandonar a página depois de três segundos, o que significa que o tempo de carregamento de uma página apresenta grande impacto nos resultados das lojas virtuais.


Um segundo de atraso no carregamento da página chega a resultar perdas de 7% no que diz respeito a conversões, 11% menos visualizações nas páginas e uma queda significativa de 16% na satisfação do consumidor.


Estudos da Radware (empresa global de aplicativos) indicam que a maioria dos sites de E- commerce não está de acordo com as expectativas dos consumidores em termos de velocidade. Será que a sua é uma delas? Na dúvida, consulte seu programador.

 

Página aparece em branco

 

Se seu site aparece em branco ou carrega apenas a navegação, e apenas depois os conteúdos e funções, seus consumidores muito provavelmente não estão notando esses conteúdos. Tente identificar isso o mais rápido possível.


Este problema pode estar relacionado à execução precária de scripts de terceiros, imagens em alta resolução, e outros vários fatores.o.


Peça ajuda de um profissional para resolver esses problemas. No caso das imagens, comprimi- las não é complicado e é a melhor oportunidade para melhorar o desempenho de seu site de forma imediata.

 

Calls to Action

 

Os call to actions, as famosas ‘Chamadas para Ação’ são essenciais em um site de vendas. Uma dica interessante é mudar os Call to Actions para o topo do banner, ou usar JPEGs progressivos (inteiros) ao invés de JPEGs baseline, ou seja, que carregam linha por linha. 

 

Esse é um ponto a ser tratado pela equipe de design, caso você tenha uma. Se for você mesmo o responsável por esse setor, tente aprender o máximo de coisas em relação a esse tipo de melhoria. Essas chamadas para ação são fundamentais para que o cliente complete a compra e necessitam precisão.

 

Tente alinhar texto e design de forma chamativa, mas ao mesmo tempo simples. Teste diferentes combinações. As épocas de crise podem apresentar grandes oportunidades para tentar novas formas relevantes de vender mais.

 

Pop-ups que bloqueiam a página

 

Pop-ups podem ser ótimas ferramentas para profissionais de marketing, mas é necessário que a execução seja inteligente e otimizada. Se os mesmos carregam muito cedo, podem impedir a página de abrir adequadamente, o que atrapalha a experiência do usuário e podem afastar visitantes.


Especialistas sugerem abrir o pop-up que em pelo menos 10 segundos depois de carregada a página, tempo suficiente para o script seja otimizado. Mas isso não é regra e você pode fazer testes. A ideia é que a tática não inviabilize o impacto na performance de uso no site.


Por falar em usabilidade, o design focado no desempenho é, de fato, uma decisão estratégica. Donos de e-commerce e programadores devem pensar sempre na experiência do usuário, deixando “detalhes vaidosos” para segundo plano.

 

Más descrições de produtos

 

Descrições imprecisas e incompletas de produtos fazem muitas lojas perderem dinheiro. É quando o cliente não compreende o que é o produto, não sabe exatamente o que ele pode fazer por ele ou tem dúvida se aquilo é mesmo o que estava buscando.


Nomes e descrições completas são também úteis para que os buscadores compreendam o que você está vendendo, apresentando os resultados de acordo com a pesquisa feita pelo cliente.


Por isso pense bastante nos nomes dos seus produtos e coloque descrições criativas e não esqueça também de disponibilizar imagens reais sobre o que você está vendendo. Um ressalto nesse aspecto é: tenha descrições diferentes das de outros sites, nunca copie e cole, pois isso fará que os buscadores tirem a sua loja dos seus resultados.

 

Não responder as dúvidas dos clientes

 

Assim como na loja física, é preciso ter pessoas no atendimento de sua loja virtual. Mesmo com os recursos de automatização, seu atendimento deve ser humano, afinal, não são robôs que compram seus produtos, mas pessoas.

 

Para satisfazer e manter clientes fieis, é muito importante disponibilizar meios de contato, como: e-mail, telefone e/ou redes sociais. Faça com que esses canais estejam de forma clara dentro da sua loja.

 

Uma boa ideia também é colocar um chat online em sua loja para fazer o atendimento na hora que o cliente está com dúvida. Isso aumenta consideravelmente as taxas de conversão de seu site, sem contar que seu cliente tende a ficar mais satisfeito. 

 

Não ter uma versão Mobile

 

No Brasil, o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, aumenta a cada dia. As pessoas estão utilizando menos o computador e mais o telefone para comprar na internet. Então, se sua loja virtual não está otimizada para o mobile, é possível que você esteja perdendo vendas.

O caminho para ter um site compatível com dispositivos móveis é investir no design responsivo. É uma técnica de desenvolvimento de sites que faz com que o layout da plataforma se adapte ao tamanho da tela do aparelho do usuário.


Se seu cliente estiver no computador, terá o site padrão, mas se acessar a loja pelo smartphone se deparará com o design adaptado, desfrutando da melhor exibição possível em tamanho de tela.

 


 

Muitos destes erros são simples de evitar, bastando que você os perceba a tempo. Esteja preparado para tomar as decisões corretas e eleve os resultados de seu e-commerce. Se precisar de ajuda, estaremos aqui para lhe ajudar. Interaja com um comentário!

 

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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