Existem alguns erros que podem ser fatais para um E-commerce. Entre inexatidões e incorreções, sendo que alguns podem estar presentes em sua loja virtual sem que você perceba. Fizemos este post na intenção de lhe clarear a visão sobre possíveis problemas. Leia atentamente e tente perceber se há algo parecido acontecendo em sua loja virtual.
Velocidade do site
Quando se trata de E-commerce, a velocidade do site é crucial. Um estudo da Aberdeen Group afirma que visitantes tendem a abandonar a página depois de três segundos, o que significa que o tempo de carregamento de uma página apresenta grande impacto nos resultados das lojas virtuais.
Página aparece em branco
Se seu site aparece em branco ou carrega apenas a navegação, e apenas depois os conteúdos e funções, seus consumidores muito provavelmente não estão notando esses conteúdos. Tente identificar isso o mais rápido possível.
Calls to Action
Os call to actions, as famosas ‘Chamadas para Ação’ são essenciais em um site de vendas. Uma dica interessante é mudar os Call to Actions para o topo do banner, ou usar JPEGs progressivos (inteiros) ao invés de JPEGs baseline, ou seja, que carregam linha por linha.
Esse é um ponto a ser tratado pela equipe de design, caso você tenha uma. Se for você mesmo o responsável por esse setor, tente aprender o máximo de coisas em relação a esse tipo de melhoria. Essas chamadas para ação são fundamentais para que o cliente complete a compra e necessitam precisão.
Tente alinhar texto e design de forma chamativa, mas ao mesmo tempo simples. Teste diferentes combinações. As épocas de crise podem apresentar grandes oportunidades para tentar novas formas relevantes de vender mais.
Pop-ups que bloqueiam a página
Pop-ups podem ser ótimas ferramentas para profissionais de marketing, mas é necessário que a execução seja inteligente e otimizada. Se os mesmos carregam muito cedo, podem impedir a página de abrir adequadamente, o que atrapalha a experiência do usuário e podem afastar visitantes.
Más descrições de produtos
Descrições imprecisas e incompletas de produtos fazem muitas lojas perderem dinheiro. É quando o cliente não compreende o que é o produto, não sabe exatamente o que ele pode fazer por ele ou tem dúvida se aquilo é mesmo o que estava buscando.
Não responder as dúvidas dos clientes
Assim como na loja física, é preciso ter pessoas no atendimento de sua loja virtual. Mesmo com os recursos de automatização, seu atendimento deve ser humano, afinal, não são robôs que compram seus produtos, mas pessoas.
Para satisfazer e manter clientes fieis, é muito importante disponibilizar meios de contato, como: e-mail, telefone e/ou redes sociais. Faça com que esses canais estejam de forma clara dentro da sua loja.
Uma boa ideia também é colocar um chat online em sua loja para fazer o atendimento na hora que o cliente está com dúvida. Isso aumenta consideravelmente as taxas de conversão de seu site, sem contar que seu cliente tende a ficar mais satisfeito.
Não ter uma versão Mobile
No Brasil, o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, aumenta a cada dia. As pessoas estão utilizando menos o computador e mais o telefone para comprar na internet. Então, se sua loja virtual não está otimizada para o mobile, é possível que você esteja perdendo vendas.
Muitos destes erros são simples de evitar, bastando que você os perceba a tempo. Esteja preparado para tomar as decisões corretas e eleve os resultados de seu e-commerce. Se precisar de ajuda, estaremos aqui para lhe ajudar. Interaja com um comentário!
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