Fraude no Boleto Bancário: O que é e como evitar

Diante do crescimento significativo do E-commerce no Brasil, o boleto bancário tem sido utilizado expressivamente como uma das alternativas de formas de pagamento. Como é de se esperar, já existem pessoas se aproveitando disso promovendo fraudes.

 

De acordo com a RSA, companhia de segurança eletrônica, a “Gangue do Boleto”, como ficou conhecido o grupo de hackers que atua nesse crime, já invadiu mais de 192 mil computadores. A Revista Info também divulgou um grande dado negativo: mais de 496 mil boletos falsos foram gerados, com o valor de até R$1.500, formando um montante de aproximadamente R$ 8,5 bihões.

 

Como evitar esse problema? Como fazer para não cair nesse golpe e ser mais uma vítima dessa gangue? Calma, fizemos esse post na intenção de lhe deixar plenamente consciente de que é possível vender com segurança. Então continue lendo e confira tudo o que você precisa saber para proteger a você e sua loja virtual da fraude do boleto!

 

Caso queira saber sobre outras fraudes do comércio eletrônico, confira o nosso outro post clicando aqui

 

Como acontece?

 

Antes de você saber como se precaver e solucionar um problema nesse aspecto, é importante entender como ele acontece. Bom, os hackers agem através de um tipo de malware (vírus) , um software falso desenvolvido para infiltrar computadores e alterar o sistema.

 

É assim que se acarretam os danos de roubos de dados. O malware é conhecido como bolware e entra em ação no momento que um cliente escolhe o boleto como forma de pagamento no checkout da loja virtual.

 

Em suma, a fraude altera os dados do boleto e faz com que o mesmo contenha dados de uma conta bancária na qual o criminoso tem acesso. Além do mais, ele insere espaços nos códigos de barras para torná-los inválidos, forçando a vítima digitar os números para efetuar o pagamento.

 

Como previnir

 

De forma geral, a prevenção desse tipo de crime cabe ao cliente, que deve se precaver ao acessar sites de procedência duvidosa e clicar em links desconhecidos que chegam por e-mail. Essas são as fontes mais comuns para subsistência de vírus em computadores.

 

Contudo, você dono de E-commerce, pode solicitar à equipe de desenvolvimento da plataforma que dificultem os ataques, alterando os códigos comuns entre a maioria dos boletos. Uma dica nesse sentido é fazer a troca da linha digitável do boleto por uma imagem (como na imagem abaixo). É mais seguro e atrapalha a ação dos hackers. 


Ressaltamos a presença de especialistas em sua equipe de suporte. Sempre conte com profissionais capacitados que estejam a par de atividades ilegais e de como preveni-las. Alguém que entenda das vulnerabilidades de sistemas e que possam agir rapidamente, caso algo nesse sentido aconteça.

 

Como proceder

 

Como diz o velho ditado: “melhor prevenir do que remediar”. O primeiro passo é se precaver, assim como explicamos no tópico anterior. Nesse contexto, busque sempre conscientizar seus clientes sobre a importância de tomar os cuidados necessários.

 

Procure informá-los na hora de enviar do boleto, por exemplo, sobre as precauções que devem ter. Essa é uma excelente maneira de demonstrar preocupação pela segurança da transação, além de ajudar seu consumidor a evitar um problema, o que também eleva seu atendimento e fidelização.

 

No entanto, se a fraude acontecer, o melhor a se fazer é auxiliar seu cliente a entrar em contato com a instituição financeira, para que a mesma tome as devidas providências. Outra saída eficiente é oferecer uma ferramenta de validação para seu consumidor. Ele poderá utilizar essa ferramenta para comprovar a veracidade do documento e dos dados bancários inseridos nele.

 

Linux como saída?

 

Alguns usuários e especialistas afirmam que o uso do Linux elimina, ou pelo menos diminuiu bastante o problema com fraudes de boletos, e até mesmo os crimes relacionados ao cartão de crédito. Para quem não sabe, o Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizam o Kernel Linux. É um sistema operacional open-source, e você não paga licenças para poder instalar em sua máquina, a distribuição do Ubunto é uma das mais populares entre os usuários brasileiros e vale a pena dar uma conferida. Outra vantagem, se não a melhor, é que não existe necessidade de antivírus para ambientes Linux, ou seja os vírus para Linux são tão raros como inexistentes.

 

Entretanto, você deve estar ciente de que não existe um sistema totalmente a prova de falhas. E, assim como existem pessoas estudando a segurança de sistemas, há aqueles que estudam para invadirem.

Pesquisas indicam que as fraudes com boletos bancários tem acontecido, em sua maioria, na região Sudeste do Brasil (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo). Cerca de 75% dos computadores invadidos utilizam o sistema operacional Windows 7. Os consumidores que possuem contas de e-mail do Hotmail (Outlook) são os mais afetados.

 

Dispositivos móveis e aplicativos 

 

Especialistas da RSA sugerem que os brasileiros que costumam fazer transações em boletos online, considerem o uso de um dispositivo móvel. Ele é consideravelmente mais seguro para gerenciar transações dessa natureza, pois os malwares que os ladrões de boleto ainda não são capazes de alterar.

 

Como os malwares não alteram o código de barras, o método mais seguro é se valer dos aplicativos que seu banco disponibiliza para smartphones. Os apps podem ler o código de barras e efetuam pagamentos, sendo imunes aos vírus e sistemas criminosos. A estimativa é que, com o crescimento do número de compras em plataformas mobile, as fraudes diminuam.

 

Conclusão

 

Para consumidores: O conselho é que você tenha o máximo de cuidado ao realizar pagamentos via boleto na internet. Procure verificar todos os detalhes, principalmente o número de identificação antes de confirmar a transação. Esteja atento aos cliques em links suspeitos ou aberturas de e-mails com identificação duvidosa. Instale e atualize sempre um bom antivírus em seu PC caso esteja utillizando Windows, se tiver utilizando Linux não existe a necessidade de ter antivírus e certamente estará bem mais seguro.

 

Para donos de e-commerce: Você já toma as devidas precauções para evitar fraudes do boleto bancário em sua loja online? Bem, se ainda não, agora está mais apto a agir contra o crime. Se restar alguma dúvida a respeito, não hesite em entrar em contato conosco. Teremos o prazer de ajudá-lo. Agora aproveite o espaço de comentários abaixo e interaja com alguma consideração ou exponha uma questão.

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

Siga-nos também!

Assine nossa newsletter

Quer saber como fazer marketing de conteúdo?