15 Ferramentas para aumentar as conversões de qualquer E-commerce 2.0

 

Um e-commerce, para ser bem gerido, precisa de ferramentas métricas que auxiliem no seu direcionamento. E isso não inclui apenas as vendas, como também o feedback dos usuários, o alcance de seus anúncios, a qualidade da plataforma, e diversos outros fatores que culminarão ou não no sucesso do seu negócio virtual.

E, para facilitar a gestão do seu e-commerce e aumentar as suas coversões, separamos  mais um guia com diversas ferramentas que ajudarão e muito a otimizar o seu E-commerce.
 
Lembrando que essa é a segunda parte de uma série de ferramentas que indicamos há algum tempo. Confira a primeira parte aqui para aumentar ainda mais a sua gama de opções de ferramentas.


Sem mais delongas, vamos a lista.

 

Google Analytics

 

A melhor e mais básica das ferramentas de análise de dados e conversões, o Google Analytics se destaca não apenas pela eficiência, como também pela gratuidade do serviço. Para utilizar o Google Analytics, basta apenas ter uma conta Gmail, e incluir o endereço de sua loja virtual, bem como algumas informações que a plataforma pedir. Com o cadastro concluído, o Google enviará um código que deverá ser integrado ao HTML das páginas, de modo que ele possa fazer o acompanhamento métrico dos mesmos.

O grande destaque do Google Analytics são os inúmeros filtros de desempenho que você pode utilizar para saber como o seu e-commerce tem saído. Além das taxas de conversões, que pode ser filtrada de acordo com os objetivos traçados previamente no planejamento, é possível analisar o desempenho de anúncios feitos no próprio Google, índice de tráfego na loja por dia e por mês, entre outras informações cruciais para um bom desempenho da loja. Para quem deseja iniciar um negócio, carece de recursos e precisa aprender o básico de gestão, o Google Analytics é a melhor opção.

 

Navegg

 

Embora o haja análises apurados de tráfego,não é possível saber através dela segmentar públicos ou descobrir especificamente porque os usuários que visitam a loja virtual não compram. Para isso, é preciso uma análise mais apurada e uma segmentação de clientes para alcançá-los apropriadamente. E são essas análises de público que o Navegg realiza para seus usuários.

O Navegg é uma ferramenta que trabalha em um aspecto bem específico na conversão de vendas dentro do E-commerce, a análise dos usuários. Classificando o público em diversos tipos, o que eles de chamam de clusterização de clientes, é possível analisar de maneira mais nítida quais são os comportamentos daqueles que compram e não compram em sua loja virtual. Dessa forma, é possível montar promoções, anúncios e quaisquer outras estratégias que gerem resultados positivos para seu e-commerce. De maneira intuitiva e prática, o Navegg é uma opção prática para melhorar o seu negócio virtual.

 

Cyfe

 

Nem todos os usuários possuem e-commerce, porém administram inúmeras páginas de outros clientes, oferecendo todos os insights e andamentos que os mesmos precisam para se sobressaírem no mercado cada vez mais concorrido. E em teoria, cada loja precisa de uma métrica própria, o que pode levar gestores à loucura com tantas informações. Mas isso pode ser facilmente resolvido com o Cyfe.

Disponível apenas em inglês, o Cyfe funciona como um gestor ativo de lojas online e gestor das ferramentas de métricas em e-commerce. Essa dupla função é importante para consultores e gestores de várias lojas virtuais, que além de poderem acompanhar em tempo real o desenvolvimento das lojas, é possível configurar na própria plataforma quais ferramentas métricas são utilizadas em cada loja. Assim, o gestor não ficará perdido quanto a falta ou excesso de informações

 

Typeform

 

Nem todos os lojistas virtuais preferem segmentar seu público com base em informações oferecidas indiretamente pelos mesmos nas plataformas. Para criar uma campanha que atenda diretamente suas necessidades, a preferência é perguntar diretamente, através de formulários e “pesquisas de campo”, quais são os aspectivos positivos e negativos de seu e-commerce. O Typeform é perfeito para quem procura esse tipo de análise.

Gratuito, o Typeform é uma ferramenta voltada para criação de formulários e questionários de maneira dinâmica e divertida para os entrevistados, que comumente não costumam realizar essas pesquisas com ânimo. Sua praticidade permite que sejam implementadas nas versões desktops e mobile das lojas virtuais. O diferencial da ferramenta é a criação de imagens e vídeos que facilitem e divirtam o usuário enquanto ele preenche o formulário. É a forma perfeita para garantir a participação do público e saber como melhorar sua taxa de conversão.

 

Google Webmasters Tools

 

O Webmasters Tools, embora não seja específico para e-commerce, pode auxiliar os gestores em um ponto sempre polêmico para quem procura se estabilizar em suas técnicas – SEO


Basicamente, o Google Webmasters Tools auxilia na gestão de URLs e conteúdo das páginas online. Esse é um aspecto importante, pois muitas vezes o Google pode considerar o conteúdo das páginas duplicado devido a fatores técnicos que passam despercebidos. A Webmasters Tools serve justamente para mostrar aos buscadores como as URLs estão organizadas, para que não hajam conversões. Com isso, sua divulgação orgânica será mais ampla, o que por consequência podem aumentar as conversões de vendas

 

Bing Webmaster Tools


Nem todo mundo está habituado com as WebMasters Tools do Google – ou tem elas como preferência. Existe uma pequena parcela do mercado que utiliza outros buscadores como referência para seus trabalhos, e entre elas o Bing se destaca pelas suas próprias WebMasters Tools. Funcionando de maneira similar ao Google, o Bing WebMasters Tools oferece recursos para otimizar o SEO de páginas de sua loja virtual nos seus próprios buscadores.


Os recursos em si não se diferem tanto do Google. Contudo, seu foco é mais direcionamento para a otimização da página como um todo, ao contrário do enfoque em URLs e termos mais técnicos da concorrente. Para quem procura se familiarizar com as ferramentas de SEO – e procura uma concorrência inicial menor em pesquisas no Google – , a Bing WebMasters Tools é uma excelente, se não a melhor escolha. 

 

> Open Site Explorer

 

Ainda na questão SEO, além da indexação prática das URLs pelos robôs de busca do Google e Bing e outros buscadores, outra característica necessária para as lojas virtuais são o poder dos Backlinks e da interação dos usuários com os mesmos. Em outras palavras, não basta apenas fazer com que um link seja bem visto pelos robôs de busca, ele precisa ser prático para os usuários terem acesso como favoritos, ou compartilhá-los em redes sociais. Para esses impasses, existe o Open Site Explorer. 


A ferramenta funciona como um “simulador” na questao de URLs, além de analisar como esses links estão sendo utilizados pelos usuários. Enquanto o primeiro ponto mostra como o link será avaliado pelos robôs de busca, o que economiza em tempo por parte dos gestores de e-commerce, é possível analisar como os usuários estão interagindo com ele, conferindo compartilhamentos em redes como Facebook e Google Plus, retweets no Twitter, entre outras. A ferramenta é ótima para análises mais específicas para as redes sociais, facilitando a taxa de conversão nestes locais.

 

Woorank

 

Já falamos sobre ele em nossa lista de ferramentas de marketing que podem alavancar o seu e-commerce. fazendo uma análise completa de sua loja virtual, de maneira mais aprofundada e configurável que as ferramentas de Webmasters da Google da Bing, o Woorank oferece um panorama completo de seu site, de modo que os responsáveis possam traçar planos mais específicos de ação. 

Outro aspecto relacionado a conversão de vendas do Woorank é seu posicionamento diante da concorrência. Uma vez que seja possível analisar a posição da loja virtual quanto a preferência dos usuários, você pode direcionar seus esforços quanto a um concorrente específico, ou trabalhar seu marketing visando os grandes nomes do mercado. A escolha é sua. 

 

> Google Adwords


Junto ao Google Analytics, que faz uma checagem completa quanto ao desempenho do seu e-commerce, o Google Adwords pode ajudar o seu negócio a ficar melhor visto na ferramenta de busca através de investimentos cirúrgicos. A partir dos relatórios do Analytics, é possível criar boas campanhas no Adwords, pagando valores por palavras-chaves específicas que destaquem sua loja virtual para os usuários.


O uso de propagandas pagas ainda gera muitas discussões entre os responsáveis por SEO e Marketing Digital. Contudo, já existe um consenso de que, de acordo com o alcance que o e-commerce deseja em um período de tempo, palavras-chave pagas podem fazer enorme diferença. Basta saber como utilizá-las, para isso acompanhe o nosso outro post sobre links patrocinados.

 


Google Page Speed Insights

 

O Google Page é a solução para quem precisa de saídas rápidas e sugestões de última hora para incrementar sua loja virtual. Digitando o URL de seu e-commerce – e considerando que você já faz uso das outras ferramentas -, o Google oferece uma série de informações rápidas a respeito do site, e completa com algumas breves sugestões de como é possível melhorar os pontos fracos. Uma ótima saída para quem precisa de agilidade no e-commerce. 

 


> InfiniGraph

 

Servindo como alternativa ao Open Site Explorer, o InfiniGraph trabalha diretamente com a interação dos usuários com as páginas do seu e-commerce nas redes sociais. Embora um pouco mais limitado, o InfiniGraph oferece uma saída prática para novos gestores, pois podem descobrir possíveis tendências de seus usuários e clientes quanto a feedback, valores e outros pontos de importância para a loja virtual.

Tal como o nome sugere, o InfiniGraph trabalha principalmente com a criação de gráficos dos links cadastrados em sua loja virtual. Junto a outras ferramentas, é possível montar uma estratégia mais concreta para a conversões. Uma sugestão é combinar seu uso com o Navegg para uma análise mais completa.

 

> MailChimp

 

Um dos meios cuja conversão de vendas é mais frequente do que se imagina são os e-mails. Não é sem motivo que a procura por ferramentas de E-Mail Marketing não tenha diminuído nos últimos anos, embora o crescimento das redes sociais parecesse indicar o contrário. Logo, para conseguir o rendimento desejado através dos e-mails, consolidando clientes e garantindo maiores vendas para seu e-commerce, é preciso ferramentas que atendam suas demandas. O MailChimp é uma delas.

Funcionando ao mesmo tempo como uma ferramenta de gestão para campanhas de E-mail Marketing, o MailChimp é uma excelente recomendação pela facilidade e aprendizado. Bastando cadastrar o e-mail do administrador e o cadastro dos e-mails de clientes (que podem ser adquiridos através de newsletters ou no carrinho de compras), você pode analisar com enorme precisão quais clientes interagem com seu negócio online através do E-Mail Marketing. Combinado com outras ferramentas de análise, é uma ótima solução para ter um alcance completo.

 


> Inbound Writer

 

Tão importante quanto a manutenção do site e campanhas de marketing digital, o conteúdo interno dos produtos e de toda a página de uma loja virtual é importante para garantir a confiança do cliente. De nada adianta uma boa campanha e divulgação se a descrição de produtos e propaganda interna não for satisfatória. E para analisar esses pontos, além das ferramentas de interação do público, que o Inbound Writer atua.

Iniciando como uma Startup e sendo hoje uma das empresas mais prestigiadas do nicho, a Inbound Writer oferece ferramentas e recursos para os gestores de conteúdo melhorarem seus materais em qualquer site. Analisando desde as palavras-chave até mecanismos de SEO, o objetivo é deixar o conteúdo emparelhado com os objetivos da empresa, o que por si só melhora a taxa de conversões nos negócios. Como costumam dizer, “O Conteúdo é Rei.”

 

> FollowGram

 

Uma das redes sociais que tem crescido em utilidade para as empresas é o Instagram. Com suas inúmeros filtros e ampla capacidade de divulgação nas imagens, a ferramenta é excelente para garantir uma boa taxa de conversões para o seu e-commerce uma vez que seja bem direcionada, principalmente como “vitrine” para seus produtos. E é dessa forma que o Followgram se dispõe como ferramenta para as lojas virtuais.

Voltada para administração de contas, criação de métricas e outros recursos voltados inteiramente para marcas comerciais, o Followgram profissionaliza o uso do Instagram para as lojas virtuais. Com uma boa gestão, o alcance de sua empresa será muito maior e mais profissional, permitindo maior conhecimento por parte do público.

> Trello


Todas as ferramentas sugeridas até trabalham aspectos específicos na conversão de vendas. Entretanto, é bom salientar que sem uma boa organização, e sobretudo planejamento, nenhuma desses investimentos será bem-sucedido. É preciso um certo controle das ações regulares do e-commerce, bem como do que está sendo feito para ter uma noção das próximas decisões quanto ao negócio. É para isso que o Trello funciona.


O Trello não atua diretamente no e-commerce. Na verdade, ele ajuda na organização de agendas e tarefas, organizando em grupos, listas e nível de execução tudo aquilo que seus profissionais querem. Para quem está organizando um ciclo de ação em sua loja virtual, e quer saber de maneira exata como estão atuando, o Trello é a escolha ideal, já que permite que mais de um usuário administre as ações. 

É recomendável que os gestores de lojas virtuais não utilizem todas as ferramentas. De acordo com suas necessidades, escolha aquelas que sejam mais adequadas ao seu modo de trabalhar e que ofereçam informações suficientes para decisões sábias.

No final, o sucesso depende unicamente da sua visão de mercado e habilidade para gerir os inúmeros processos! 

Esperamos que com essas ferramentas você tenha uma melhor gestão da sua loja virtual, sem contar o alavancamento e/ou aumento de conversões!  Até a próxima! 

"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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