Como fazer de um marketplace um sócio rentável

 

Atualmente não dá para falar de E-commerce sem se lembrar de marketplaces, uma das operações do comércio eletrônico que tem crescido potencialmente no mercado digital, beneficiando tanto empresas, quanto consumidores. Além das organizações já consolidadas no setor, outras já estão de olho na estratégia, que apresenta um grande potencial de negócios. Estima-se que o marketplace ainda irá movimentar mais alguns bilhões no capital brasileiro em 2015.

 

Shopping Online

 

O marketplace é um modelo de negócios que tem conquistado o público por parecer com um “shopping na internet”. Nele, o consumidor pode facilmente encontrar produtos de diferentes lojas no mesmo local, comparar preços e efetuar o pagamento num transação única. O resultado é a comodidade e rapidez nas compras.

 

O grande benefício para um dono de uma loja virtual é a alocação mais eficiente de recursos para que o negócio se torne mais rentável. Assim, com um menor investimento é possível expor produtos em sites reconhecidos no mercado e se beneficiar de mais tráfego, audiência, mídia, relevância em otimização (SEO) e outras experiências para alcançar o que todo comerciante digital deseja: alavancar as vendas e diminuir os custos de operações.

 

É esse processo que ilustra o que chamamos de sócio rentável. Pois contar com os recursos destacados é somo se sua loja tivesse uma sociedade ativa, com seus produtos sendo ‘distribuídos’ em outros canais, mais possibilidades de negócios, vendas certas e lucros consideráveis. 

 

Mais Vantagens com Marketplaces

 

Há mais vantagens que se destacam, como o compartilhamento das verbas de marketing. Quando temos diversos lojistas investindo numa mesma estratégia de marketing, o resultado é um maior retorno, o que permite construir uma relevância potencial no ponto de vendas. Significa que você estará unindo esforços financeiros com todo o grupo do sistema em apenas uma campanha de divulgação.

 

Algumas plataformas permitem que o lojista monte sua própria loja de forma fácil e descomplicada, inserindo produtos a partir de templates (modelos pré-definidos). As plataformas costumam ser de última geração e não deixam o responsável na mão quando ocorrem erros de sistema e picos de visitas. Isso representa um trabalho a menos para os lojistas, pois geralmente está tudo pronto à espera do comerciante e de seus produtos.

 

A cooperação, automatização, estandardização, posicionamento e transparência são outras características de um bom marketplace. Ele tende a proporcionar conteúdos e serviços que permitem melhorar os processos de comercialização e qualidade dos produtos e atendimento. Claro que, assim como tudo no marketing, exige investimentos. Geralmente, para estar nesses sistemas são cobradas taxas de participação nos lucros dos lojistas. No entanto, alguns exigem apenas uma pequena taxa mensal e uma adesão inicial.

 

Como escolher uma boa plataforma

 

Suponhamos que você esteja decidido a fazer parte de um e-marketplace. “Chegou a hora de escolher um ‘sócio”! Você precisa começar a pesquisar e analisar as opções disponíveis no mercado, de preferência as que se adaptam às condições financeiras e ao perfil de sua empresa. Outro passo inicial é avaliar o posicionamento que seu modelo de negócio tem no mercado.

 

Considere também se é coerente com o posicionamento do produto que você tem a oferecer. Confira se o sistema tem uma equipe disponível para lhe auxiliar nas horas necessárias. Analise quais as operações que ele oferecerá para sua loja e quais deverão ser geridos internamente. E por fim, não se esqueça de colocar na ponta do lápis todos os investimentos aplicados e de medir todos os esforços aplicados ao modelo.

 

Transformando em um sócio rentável

 

Depois de ter escolhido sua plataforma de marketplace, é preciso praticar algumas atitudes. Temos algumas dicas que podem te ajudar a se valer desse sócio a expandir sua loja na web:

 

Invista na Imagem: Escolher boas imagens na hora de expor seus produtos é fundamental. Além das descrições e dos próprios benefícios dos produtos, é importante garantir boas fotos para conquistar o usuário. Utilize vários ângulos, zoom e boa resolução. Se possível, compre uma boa câmera ou contrate um fotógrafo profissional.

 

> Informação claraEsqueça a linguagem técnica. Use termos compreensíveis para as descrições dos produtos. Alguns já têm essa consciência, outros, porém, ainda insistem em explicar de forma didática e informal as características dos produtos. Eleve os benefícios!



> Mantenha contato com o marketplace: Faça uma parceria com o próprio marketplace e crie suas estratégias alinhadas às dele. Assim ficará mais fácil para você traçar metas e aumentar as vendas de sua loja virtual, já que é do interesse da plataforma também gerar resultado com sua marca.

 

> Ofereça mais benefíciosDiante da concorrência acirrada, seja de outros marketplaces ou de lojas virtuais próprias, é fundamental que você crie valor para os consumidores. Quanto mais benefícios ele tiver, mais resultados você terá. Uma boa dica é oferecer frete grátis, descontos mediante a fidelização, entre outras táticas.

 

> Interação imediata: e comunicação clara Jamais deixe o consumidor com dúvidas, pois isso prejudica a imagem de sua loja.  Disponha e monitore áreas de comentários, para que em caso de dúvidas, o cliente obtenha as respostas necessárias para completar a experiência de compra.

 

Para terminar, ressaltamos que para fazer com que um negócio cresça e se desenvolva, vale a pena investir nas duas estratégias: loja virtual tradicional e marketplace. Esta é uma ótima maneira de gerar vendas diretas. E se você quiser, poderá ter mais de um sócio, ingressando em mais de um marketplace. No entanto, se faz necessário sempre avaliar a rentabilidade e a margem de cada programa e ver qual se adequa melhor ao seu produto ou serviço.

 




"A plataforma de e-commerce é um projeto que foi concebido para minimizar alguns problemas existentes no mercado de e-commerce, a plataforma S3Commerce é robusta e de fácil gerenciamento. Acreditamos no que fazemos e temos isso como algo inspirador e motivador para o desenvolvimento de um mercado de e-commerce mais otimizado." Jefferson Otoni Lima
CEO na S3Commerce

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