Embalagem: Uma mídia importante para a sua loja virtual

 

Não é de hoje que uma das principais fontes de sucesso do marketing é a surpresa. Aparecer em lugares inesperados, encontrar um ponto cego na resistência do consumidor e conseguir atrelar seu nome a alguma boa experiência é algo que pode fazer toda a diferença no sucesso ou não de uma marca. Com base nisso, muitos avanços foram dados na própria embalagem dos produtos e como eles se apresentam ao público.

 

Um belo exemplo disso é o arroz, o trigo e outros grãos, que até os anos 50 aproximadamente eram vendidos em sacos de estopa, mas que depois de um tempo passaram a ser comercializados em pacotes transparentes, para mostrar bem o que estava sendo carregado nos sacos em questão. Pouco tempo depois, o próprio vendedor deixou de existir, dando origem ao mercado. A partir daí, já não era mais possível utilizar de toda a habilidade de venda de uma pessoa para ganhar a preferência de um freguês, sendo necessário utilizar outros recursos para chamar a atenção.

 

Duas pioneiras nisso foram a PeG e a Palmolive, que passaram a usar cores e embalagens diferentes para atrair a atenção de seus clientes. O resultado foi certo: sucesso e aumento de vendas por um lado, e todas as outras marcas que apareciam no mercado seguindo as pioneiras do outro. E a partir daí, não havia dúvida sobre o poder das embalagens. Não bastava ser um bom produto, era preciso ser um produto atraente, capaz de estimular o cliente a levá-lo para casa apenas pela embalagem. E embora estejamos falando sobre a história da comunicação, poderíamos estar falando exatamente do que acontece hoje, na era digital.

 

A mesma situação de sempre 

 

E se a história mostrou que isso tudo aconteceu lá na virada dos anos 50 e 60, ela pode nos mostrar que agora, meio século depois, estamos vivendo a mesma situação. Acontece que agora, na era digital, estamos menos acostumados a ir nos mercados, passando a ficar acomodados e pedindo tudo diretamente da internet. E é tudo mesmo: comida, livros, presentes, roupas, ração para o cachorro e até, mais recentemente, fazendo compras no mercado sem sair de casa. É praticamente impossível você encontrar algo que não possa ser comprado pela internet, e normalmente com um preço mais competitivo do que a compra na loja.

 

Com tantas possibilidades, não era de se estranhar que as lojas virtuais começassem a se utilizar das embalagens em que enviam seus produtos como mídia de divulgação de sua própria marca. Talvez por medo de ocultar a marca daquilo que era comprado propriamente, foi preciso que a gigante Walmart dos Estados Unidos começasse a utilizar suas embalagens de envio como mídia para que outras empresas enxergassem a possibilidade e vissem que este era um bom meio para divulgar seus produtos. E embora seja um excelente meio, ainda existem empresas receosas de colocar sua própria marca como meio de se destacar frente a concorrência.

 

E vale a pena lembrar que não necessariamente é preciso colocar apenas a sua logo em uma embalagem na hora de enviar seu produto para seus clientes. Como tudo no mundo da propaganda, um pouco de criatividade não fará mal a ninguém, e assim, muitas empresas já têm percebido isso e utilizado o seu pacote de envio de forma mais efetiva para conquistar o seu consumidor. Entre as formas possíveis de se conversar com ele, podemos destacar algumas.

 

Fique mais perto do cliente

 

Entre as formas que é possível comunicar o cliente a respeito de sua loja online, podemos destacar algumas maneiras já bem definidas, como:

 

Utilizar a embalagem com mensagens institucionais - É como as caixas de pizza já fazem há muito tempo: logo, os telefones e mais algum diferencial a respeito da marca. A grande vantagem deste caso é que você pode padronizar sua embalagem periodicamente, seguindo os eventos que aconteçam no ano, como a páscoa, o natal, o dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados e assim por diante. Dando mensagens institucionais, você economiza na produção e garante um bom destaque para seus clientes.

 

O bom e velho código promocional - Mesmo empresas que vendam grandes quantidades ainda podem enviar algum tipo de código promocional a seus clientes. Lembra da caixa de pizza? Pois bem, você já deve ter reparado que algumas delas têm selos do tipo “junte 10 e troque por uma pizza”. E não é que as lojas virtuais podem fazer o mesmo? Pode ser um carimbo com um código especial para uma futura venda, o código de barras descrito ou alguma outra forma à sua maneira. Algumas empresas gostam de enviar um flyer com tal código ou informações sobre a loja, mas porque não aproveitar o custo da embalagem e fazê-la um meio promocional? Sempre será uma boa ideia

 

Ganhando o cliente pela funcionalidade - Claro que seu cliente sempre vai gostar de ganhar alguma coisa, mas ainda assim, em alguns casos isso não será possível por conta do custo final do produto e o lucro muito baixo. Nestes casos, uma boa ideia pode ser a busca por uma funcionalidade para a embalagem. Um bom exemplo disso é a Puma, que faz da caixa de seus tênis um tipo de gaveta em que eles podem ser guardados depois, garantindo utilidade para a embalagem, ou a Ikea, que sempre ofereceu alguma funcionalidade diferente de acordo com o produto em questão. Aqui, na verdade, é mais o casamento entre design e propaganda, pois é a funcionalidade da embalagem que conquistará o cliente em questão.

 

Sempre funciona

 

Mas existem casos em que o uso da embalagem do produto como mídia não será uma boa ideia. Em alguns casos, sua loja oferece um produto um pouco mais pessoal, o que impossibilita qualquer mensagem mais evidente. Bons exemplos disso são lojas eletrônicas do tipo sex shop, farmácias, lingeries e produtos contra obesidade. Nestes casos, um dos principais interesses dos clientes é a descrição, e como tal, você não terá a oportunidade de divulgar sua marca.

 

Mas é claro que nem tudo estará perdido. Para estes casos, uma boa sugestão é fazer uma impressão no interior da embalagem, onde apenas após aberto o produto a mensagem será lida. Outra boa sacada, principalmente para estes produtos de cunho mais pessoal, é utilizar o próprio ato escondido como uma forma de “dividir um segredo” com o cliente. Para sex shop por exemplo, falar como se a marca estivesse compartilhando com a pessoa aquele momento. Para produtos de emagrecimento, colocar a empresa como um companheiro no caminho do emagrecimento do cliente, e assim por diante. Basta você conhecer o seu produto e conseguir entender o que o seu cliente gostaria de ouvir ao utilizar ele, e aí sim, colocar tal mensagem no momento que ele menos espera.

 

Não se acomode

 

Se você por acaso é o tipo de pessoa que já utiliza sua embalagem como mídia, não ache que está bom. A partir do momento que você se acomodar, ficará mais fácil seu concorrente te alcançar. Pense a respeito do que o seu cliente quer e como você pode se colocar como disposto a suprir tal necessidade. E aqui, não falamos apenas da embalagem. É claro que fazer uma gaveta a partir da caixa do próprio tênis é uma grande sacada, mas a Puma já desenvolveu modelos em que nem embalagem existe mais, pois eles perceberam que seus clientes não precisavam mais disso. Ou seja, apesar de uma excelente ideia, eles não se apegaram apenas a ela.

 

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CEO na S3Commerce

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